5 ideias de storytelling para começar 2024 com tudo!

Ao longo da última virada de ano recebi um número recorde de mensagens pedindo ajuda para aprender mais sobre storytelling. Na lista estavam desde emprendedores querendo fazer algo diferente e conquistar melhores resultados em seu negócio, até executivos que aproveitaram o ano novo para se prometerem fazer melhores apresentações.

Passados 15 dias de janeiro, agora já é razoável imaginar que muita gente retornou de férias. E quem já estava trabalhando finalmente colocou os assuntos em dia está preparado para dar o próximo passo.

É para vocês que eu dedico este artigo. 5 ideias de storytelling para você implantar de forma razoavelmente fácil e simples. 5 ideias que podem te ajudar a levar seu negócio ou sua carreira para o próximo patamar.

Vamos lá?

1) Conte a história de origem da sua empresa

Sempre que eu conheço uma nova loja ou restaurante, aproveito para perguntar a origem do nome. As vezes a resposta não é relevante, mas, com alguma frequência, descubro histórias incríveis por trás daquele negócio. Histórias que transmitem valores interessantes para a marca, mas que não estão em nenhum lugar, nem no menu, nem no site, nem na embalagem etc.

Na maioria das vezes os gestores acham que aquilo não tem importância, mas é justamente uma boa história que pode criar uma conexão emocional mais profunda com clientes e consumidores. Uma boa história também ajuda na indicação boca a boca: "Sabe aquele restaurante? O chef é um cara que veio refugiado da Síria, começou vendendo numa barraquinha e agora faz a melhor esfiha da cidade".

2) Por que você faz o que você faz?

Essa é a versão da história de origem para pessoas físicas. Se perguntar por que você faz o que faz é quase uma sessão de terapia, porque muitas vezes vai te levar para a infância, adolescência etc., ou então para algum momento mais traumático e transformador da sua vida. Mesmo assim, vale o esforço de refletir a respeito.

Pense que, no seu mercado, seja ele qual for, provavelmente existem muitos outros profissionais com currículos semelhantes. Gente que estudou em faculdades parecidas, teve experiências próximas, fez este ou aquele curso.

Nesse sentido, sua história pessoal pode ser justamente aquilo que mais te diferencia dos seus concorrentes. Experimente trazer isso à tona em entrevistas de emprego, no sumário do LinkedIn e nos seus conteúdos de redes sociais.

3) Conte as histórias dos seus clientes mais felizes

Histórias de pessoas que conseguem vencer dificuldades e conquistar objetivos com a ajuda de um produto / serviço oferecido pela sua empresa também podem ser poderosas e interessantes.

Pense que, ao invés de falar do seu produto / serviço utilizando um discurso estritamente técnico, trazer essas experiências reais de clientes e consumidores tragam uma dimensão mais emocional à venda. E nós, seres humanos, primeiro decidimos por meio da emoção e depois racionalizamos a decisão, certo?

O maior desafio é que normalmente essas histórias se perdem no comercial das empresas. Por isso é legal fazer um esforço de registrar, espalhar e sensibilizar as pessoas para usarem no momento certo.

4) Show, don´t tell (ou "mostre, não diga")

O mundo corporativo em geral adora utilizar adjetivos para se descrever. "A nossa empresa é a mais inovadora, a mais tradicional, a mais autêntica, a mais isso e aquilo".

O problema disso, do ponto de vista de comunicação, é que adjetivos são expressões vazias. Você ser o mais inovador pode significar tantas coisas que o seu concorrente pode dizer exatamente o mesmo - tudo depende do ponto de vista, não é mesmo?

Por isso que bons escritores e roteiristas evitam ao máximo esse tipo de expressão. Ao invés de falar que um personagem é bonito (o que é beleza? qual tipo de beleza?), eles preferem descrever uma cena na qual o personagem entra na sala e todas as mulheres o olham com admiração, e os homens com inveja.

Viram como é muito mais poderoso contar uma cena ou uma história? Se a sua empresa é a mais qualquer coisa, conte uma história que demonstre isso.

5) Associe números e dados à emoções

Números e dados são obviamente muito importantes para o nosso mundo profissional, e não podemos viver sem eles. Mas há um porém - o ser humano médio tem dificuldade para prestar atenção e memorizar esse tipo de informação. Por isso sempre sugiro que números e dados sejam associados à emoções de alguma forma, e isso pode acontecer de várias maneiras.

Para começo de conversa, lembre-se que, exceto na matemática teórica, todo número significa algum impacto na vida de alguém, alguma causa ou consequência de algo. Nesse sentido, tente ilustrar uma história, uma situação ou uma cena que explique o impacto daquilo no mundo real.

Outra possibilidade é entender que todo número está ligado a um contexto, e todo contexto pode ser traduzido em uma narrativa. Por exemplo, imagine um slide de uma apresentação onde alguém apresenta dados de market share. Sua empresa tem X% e quer chegar em Y%. Esses são os dados, mas qual é a narrativa? CONQUISTA! As vezes, só de trazer uma palavra dessas junto de alguns números faz seu público ter uma percepção diferente, se imaginando parte de uma grande história, e não de uma apresentação chata em uma sala qualquer.

Cada uma dessas dicas poderia dar origem a um artigo bem mais profundo, e talvez eu faça isso ao longo do ano (por isso é importante assinar essa newsletter!). Mas a ideia hoje foi apenas trazer alguns insights rápidos, que você poderá utilizar rapidamente na sua vida profissional.

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