Apple mostra que relatórios de sustentabilidade podem ser incríveis (com storytelling)
"Que droga! Eu queria muito ter tido essa ideia" - volta e meia surge alguma peça de comunicação que me faz pensar assim. Mas é uma inveja boa, de profunda admiração.
Foi exatamente isso que senti assistindo a nova campanha da Apple sobre responsabilidade ambiental! Assista você também e depois voltamos para conversar sobre isso.
Sejamos honestos. Via de regra relatórios de sustentabilidade são documentos muito muito chatos. Técnicos demais, cheios de termos e siglas que ninguém entende, feitos por e (somente) para as pessoas que trabalham com isso. Mas não deveriam.
A verdade é que esse tipo de assunto deveria ser do interesse de todo mundo, começando pelas outras áreas das empresas e terminando nos próprios consumidores. Cada vez mais pesquisas mostram que as pessoas buscam comprar produtos de empresas ambientalmente responsáveis, não é mesmo?
O que a Apple fez aqui foi extraordinário justamente porque conseguiu traduzir algo técnico em um vídeo bem fácil de entender, com ótimas pitadas de humor e uma sacada criativa genial.
Para quem a empresa deve explicações sobre suas ações de sustentabilidade? O CEO? O diretor da área? O conselho de acionistas? NÃO! Uma empresa que leva isso a sério deve explicações, antes de tudo, para a própria Mãe Natureza. E que Mãe Natureza incrível foi essa interpretada pela atriz Octavia Spencer, né? A partir daqui vai ser bem difícil imaginar outra pessoa fazendo esse papel.
O mais importante é que temos aqui algumas dezenas de páginas de PDF chato traduzidos em um vídeo de 5 minutos que passa num estalar de dedos.
Aqui algumas pessoas devem estar pensando que nem toda empresa teria orçamento para fazer um vídeo desses - e é verdade. Mas, na impossibilidade de fazer algo semelhante, será que essa história não poderia ser contada em texto? Ou então em quadrinhos?
Pensem nisso na próxima vez que sua empresa fizer um relatório de sustentabilidade, ou qualquer outro relatório. Com um pouco de criatividade dá para ser informativo e, ao mesmo tempo, interessante e divertido.
===
Bruno Scartozzoni é fundador da StoryTalks e pioneiro do storytelling corporativo no Brasil.
Para conhecer meus cursos e serviços, clique aqui.