Você já parou para pensar que as músicas compostas pelas escolas de samba são chamadas de samba ENREDO (sinônimo de trama)? Não é a toa que a maioria delas de fato conta uma história e, por isso, todos os anos surgem exemplos interessantes de storytelling no carnaval brasileiro.
Mas, agora 2024, a Portela realmente inovou com seu samba enredo “Um defeito de cor”, baseado no livro homônimo de Ana Maria Gonçalves.
O livro, um romance que mistura ficção com realidade, conta a história de Kehinde, mulher africana escravizada quando criança na Bahia. Na idade adulta ela consegue se alforriar e retornar ao país de origem e, anos mais tarde, cega e idosa, decide voltar ao Brasil para buscar um filho perdido. Essa personagem é inspirada em Luisa Mahin, heroína de um movimento de escravizados de Salvador e tida como mãe do famoso abolicionista Luís Gama.
Mas acontece que o samba enredo da Portela não foi bem uma adaptação do livro, que seria o mais comum, mas sim um tipo de continuação ou “spin-off”. A letra da música é uma resposta deste filho para a mãe que o procura!
Uma história originada em um livro que tem uma continuação no desfile de uma escola de samba, ou seja, um belo case de transmídia acontecendo no carnaval 2024. Isso é muito legal!
Conversando coma a escritora e amiga Alê Barello, ela até sugeriu que isso fosse classificado como “transcultura” porque, para ela, um desfile é muito mais do que uma mídia. Eu acho que um desfile pode ser uma mídia sim. Mas, seja lá como for, o que realmente importa é que são duas histórias entrelaçadas contadas em lugares diferentes.
Aliás, vale dizer que o desfile aumentou absurdamente a procura por este livro. Ontem, 14/02 quarta-feira, ele se encontrava esgotado em vários sites, e ocupava o primeiro lugar da categoria na Amazon. Depois a editora avisou que estava providenciando uma reimpressão e hoje, no momento em que escrevo este artigo, ele voltou a ficar disponível. Impressionante o poder do carnaval como ferramenta de divulgação.
Abaixo deixo para vocês o clipe oficial do samba enredo e neste link vocês podem ver a letra.